Processo Seletivo IP Paris 2022 - EE e ICEx

04/07/2022

1) Objetivos do edital

O presente edital visa apresentar o programa de intercâmbio de estudantes da Escola de Engenharia e do Instituto de Ciências Exatas da UFMG em escolas francesas do Grupo IP-Paris, bem como o processo de seleção e admissão dos intercambistas visando obtenção de duplo diploma da UFMG e da correspondente escola francesa nos termos do marco do convênio assinado pela UFMG e pelo Grupo IP-Paris, condicionado ao estabelecimento do Termo de Aditamento específico de dupla diplomação envolvendo o curso de graduação do estudante e a escola francesa de destino

2) Apresentação do programa

O Grupo IP-Paris é formado por escolas de engenharia de excelência situadas na região parisiense. Em particular, no caso da UFMG, há duas escolas incluídas no referido convênio: ENSTA Paris e Telecom Paris. Esclarecimentos gerais sobre o programa de duplo diploma podem ser obtidos no site abaixo (em francês ou português):

3) Público alvo e requisitos

Serão selecionáveis estudantes de graduação dos cursos de

• Engenharia de Controle e Automação
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia de Sistemas
  • Engenharia Mecânica

da Escola de Engenharia e estudantes de graduação dos cursos de

• Ciências da Computação
  • Estatística
  • Física (Bacharelado)
  • Matemática (Bacharelado)
  • Matemática Computacional
  • Sistema de Informação

do Instituto de Ciências Exatas que atendam aos seguintes requisitos na ocasião da inscrição no processo de seleção:

• (i) ter integralizado no mínimo 30% e no máximo 70% da carga horária do curso;
  • (ii) ter Nota Semestral Global (NSG) média maior ou igual a 70.

4) Critérios de Seleção

Os estudantes serão selecionados pela Equipe do IP-Paris segundo os seguintes critérios:

• (i) desempenho acadêmico na UFMG;
  • (ii) entrevistas em inglês ou francês.

5) Etapas da seleção

O processo seletivo será composto por três etapas:

Etapa 1 (Pré-seleção):

Inscrição na UFMG por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site abaixo a partir de 04/07/2022 e até, impreterivelmente, o dia 22/07/2022 às 23h59. As candidaturas registradas serão analisadas com base nos critérios (i) e (ii) do item (3) deste edital. A lista dos estudantes pré-selecionados será divulgada até o dia 29/07/2022.

Veja o restante do edital em https://cegrad.eng.ufmg.br/cegrad/storage/edital-002-2022-ipparis.pdf.

Veja a retificação do edital em https://cegrad.eng.ufmg.br/cegrad/storage/edital-002-2022-ipparis-retificacao.pdf.

Para fazer sua inscrição, faça login no site do cegrad.