Seção de Ensino

Procedimentos para inscrição em Colação de Grau - Formandos do 1º semestre letivo de 2024

20/03/2024

Prezados(as) Alunos(as),

A inscrição para colação de grau, referente aos prováveis formandos do 1º semestre letivo de 2024, deve ser realizada pela internet. Para tanto, é imprescindível que você leia com atenção às instruções que seguem abaixo:

• Quem deve realizar a inscrição para colação de grau do 1º semestre letivo de 2024?

Todos os alunos que tenham previsão de integralizar a carga horária total do curso neste período letivo (que encerrará em 06 de julho de 2024).

• PRAZO PARA INSCRIÇÃO: 06 a 10 de maio de 2024.

Para se inscrever, basta ACESSAR SUA CONTA no período informado e realizar os procedimentos de inscrição para colação, anexando os documentos exigidos em formato PDF com todos os dados legíveis:

• Certidão de nascimento ou casamento
  • Identidade
  • CPF

Dúvidas Frequentes:

A participação em Colação de Grau é obrigatória?

A participação em colação de grau é requisito obrigatório para outorga do grau de bacharel (Conclusão do Curso). Conforme Portaria Nº 1.095, de 25/10/2018 do MEC art. 25 parágrafo 2 - A colação de grau é requisito obrigatório para expedição do diploma.

Quais serão as datas das colações oficiais?

As colações oficiais de 2024/1 ocorrerão presencialmente no Auditório da Escola de Engenharia. A data da cerimônia ainda será definida junto à Direção até o encerramento do semestre, quando haverá a comunicação do dia/horário aos formandos inscritos. É provável que a cerimônia ocorra em meados de Agosto/2024.

Cada formando(a) poderá levar no máximo 3 (três) convidados. Demais informações serão enviadas no e-mail de convocação para Colação de Grau, em meados de Julho de 2024.

Quanto tempo após a colação, recebo a declaração de conclusão do curso?

A Declaração de Conclusão de Curso será entregue ao(à) formando(a) no ato da cerimônia de colação.

Consigo antes da colação algum documento que comprove que já integralizei o curso?

Caso você necessite de algum documento antes da colação, é possível obter uma Declaração de Integralização - esta declaração informa que o(a) aluno(a) concluiu a carga horária do curso e aguarda a colação de grau. No entanto, esta declaração somente poderá ser solicitada após completar 100% da carga horária no SIGA (o que ocorre somente com o fechamento de diários pelos professores no final do semestre). Conforme calendário acadêmico da UFMG, os professores tem até o dia 06 de julho de 2024 para fechar os diários da Graduação. Observação: Esta declaração poderá ser solicitada diretamente nesta plataforma do CEGRAD em "solicitação de declarações" acesse sua conta: CEGRAD

É possível solicitar colação antecipada?

A colação antecipada é destinada aos formandos em situação de necessidade prioritária de colação (exemplo: posse em concurso público, matrícula em mestrado, contratação com exigência do CREA, etc.). Para solicitar, primeiro o(a) aluno(a) deve enviar a inscrição normal de colação dentro do período informado, sendo que logo após o envio deve procurar a opção de solicitação de colação antecipada na própria plataforma, preenchendo a justificativa e anexando o documento que comprove a necessidade prioritária. A data de colação antecipada ainda será definida e os alunos que enviarem a solicitação de antecipação com a documentação comprobatória no sistema, serão comunicados sobre os procedimentos/data posteriormente por e-mail (é provável que a cerimônia antecipada ocorra próximo ao dia 10 de julho de 2024 para os formandos que comprovarem a urgência previamente).

Caso ainda tenha dúvida, segue e-mail para contato: ensino@eng.ufmg.br