CEGRAD

Processo Seletivo IP Paris 2023 - EE e ICEx

09/06/2023

EDITAL nº 039/2023

CONJUNTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA E DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DA UFMG

SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INTERCÂMBIO EM ESCOLAS DE ENGENHARIA DO GRUPO IP-PARIS

Para fazer sua inscrição, faça login no site do cegrad.

Acesse o pdf do edital aqui.

1) Objetivos do edital

O presente edital visa apresentar o programa de intercâmbio de estudantes da Escola de Engenharia e do Instituto de Ciências Exatas da UFMG em escolas francesas do Grupo IP- Paris, bem como o processo de seleção e admissão dos intercambistas visando obtenção de duplo diploma da UFMG e da correspondente escola francesa nos termos do marco do convênio assinado pela UFMG e pelo Grupo IP-Paris, condicionado ao estabelecimento do Termo de Aditamento específico de dupla diplomação envolvendo o curso de graduação do estudante e a escola francesa de destino.

2) Apresentação do programa

O Grupo IP-Paris é formado por escolas de engenharia de excelência situadas na região parisiense. Em particular, no caso da UFMG, há três escolas incluídas no referido convênio: ENSAE Paris, ENSTA Paris e Telecom Paris. Esclarecimentos gerais sobre o programa de duplo-diploma poderão ser obtidos no site abaixo (em francês ou português):

https://admission.ip-paris.fr/

3) Público alvo e requisitos

Serão selecionáveis estudantes de graduação dos cursos de Engenharia de Controle e Automação,  Engenharia  Elétrica,  Engenharia  de  Sistemas  e  Engenharia  Mecânica  da Escola de Engenharia e estudantes de graduação dos cursos de Ciências da Computação, Estatística, Física (Bacharelado), Matemática (Bacharelado), Matemática Computacional e Sistema  de  Informação  do  Instituto  de  Ciências  Exatas  que  atendam  aos  seguintes requisitos na ocasião da inscrição no processo de seleção:

(i)  ter integralizado no mínimo 30% e no máximo 70% da carga horária do curso;

(ii)  ter Nota Semestral Global (NSG) média maior ou igual a 80.

4) Critérios de Seleção

Os estudantes serão selecionados pela Equipe do IP-Paris segundo os seguintes critérios:

(i)  desempenho acadêmico na UFMG;
(ii) entrevistas de motivação em inglês ou francês.

5)      Etapas da seleção

O processo seletivo será composto por duas etapas:

Etapa 1 (Pré-seleção da UFMG): 

Inscrição na UFMG por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site abaixo a partir de 09/06/2023 e até, impreterivelmente, o dia 30/06/2023 às 23h59. As candidaturas registradas serão analisadas com base nos critérios (i) e (ii) do item (3) deste edital. A lista dos estudantes pré-selecionados será divulgada até o dia 07/07/2023.

https://cegrad.eng.ufmg.br

Estudantes pré-selecionados na Etapa 1 deverão se inscrever online até o dia 29/09/2023 às 17h00 (UTC+2) por meio do preenchimento de formulário eletrônico e upload de documentos no site IP-Paris apresentado no item 2 deste Edital.

Etapa 2 (Entrevista e seleção final do IP-Paris):

Uma lista dos candidatos elegíveis será divulgada no dia 06 de outubro de 2023. Do dia 09 ao  dia  31  de  outubro  de  2023,  os  estudantes  selecionados  serão  entrevistados  via videoconferência por professores do Grupo IP-Paris, que também analisarão os documentos postados  em  seu  site.  A  entrevista  será  em  língua  inglesa  ou  francesa,  a  critério  do candidato. Do dia 01 de novembro ao dia 05 de novembro de 2023, os candidatos deverão ordenar  as  escolas  francesas  segundo  suas  preferências.  A  lista  final  dos  estudantes admitidos no IP-Paris será divulgada no dia 15 de novembro de 2023. O intercâmbio e as aulas na França iniciarão em setembro de 2024.

Observação importante:

O estudante pré-selecionado pela UFMG (Etapa 1) que não se inscrever no site do IP-Paris não estará apto a realizar a entrevista (Etapas 2).

6)      Documentação para a candidatura

Os seguintes documentos, em formato PDF, deverão ser anexados (upload) ao formulário
online de inscrição a ser preenchido no site do Grupo IP-Paris:

(i)      comprovante de matrícula na UFMG;
(ii)     curriculum vitae em inglês ou francês (máximo de duas páginas);
(iii)    carta em inglês ou francês apresentando a motivação para a realização da dupla diplomação e as bases do projeto profissional;
(iv)    foto do candidato;
(v)     cópia do passaporte ou carteira de identidade;
(vi)    histórico escolar da UFMG, incluindo a evolução da Nota Semestral Global (NSG) e/ou do Rendimento Semestral Global (RGS) ao longo do curso, com tradução para inglês ou francês (o estudante que iniciou seu curso superior em outro estabelecimento de ensino é convidado a incluir o histórico escolar anterior à UFMG para uma análise
mais completa de sua candidatura);
(vii)   Indicação dos contatos de duas a quatro pessoas (professores, orientadores etc.) que serão solicitadas para escrever cartas de recomendação.

7)      Calendário

Abaixo,  são  apresentadas  datas  importantes  do  processo  de  seleção  dos  estudantes candidatos ao intercâmbio em escolas do Grupo IP-Paris.

  • 30/06/2023: prazo limite para inscrição via internet das candidaturas de estudantes da Escola de Engenharia e do Instituto de Ciências Exatas da UFMG (Etapa 1). 
  • 07/07/2023:  divulgação  da  lista  de  estudantes  pré-selecionados  pela  Escola de Engenharia e Instituto de Ciências Exatas da UFMG.
  • 29/09/2023 às 17h00 (UCT+2): prazo limite para realização da inscrição online no site do IP-Paris por parte dos estudantes pré-selecionados pela UFMG.
  • 06/10/2023: divulgação data lista de candidatos elegíveis pelo IP-Paris.
  • 09 a 31/10/2023: realização das entrevistas dos elegíveis via vídeo por professores do Grupo IP-Paris.
  • 01/11 a 05/11/2023: ordenamento das escolas francesas pelos candidatos segundo suas preferências.
  • 15/11/2023: Divulgação da lista dos estudantes admitidos no IP-Paris.

8)      Informações Adicionais

Número de vagas:

Não  existe  definição  prévia  do  número  de  estudantes  admitidos  pelo  IP-Paris  após conclusão do processo de seleção. Esse número dependerá essencialmente do rendimento acadêmico dos candidatos.

Bolsas:

Não há garantia de que os estudantes admitidos terão bolsas. Esses poderão concorrer a bolsas   Eiffel   sob   decisão   da   escola   de   admissão   (governo   francês), bolsas CAPES/BRAFITEC (governo brasileiro), sendo essas últimas destinadas a cursos da UFMG que mantenham parcerias prévias nesse sentido com escolas do Grupo IP-Paris, e bolsas próprias às escolas.

Termo de Aditamento:

Não obstante o acordo de dupla diplomação assinado pela UFMG e pelo Grupo IP-Paris, o estudante admitido no processo referente ao presente Edital poderá fazer o intercâmbio na França  apenas  após  análises  e  aprovações  do  colegiado  do  curso  de  graduação  do estudante e da escola francesa de destino sobre as equivalências entre as respectivas grades curriculares, resultando o estabelecimento do Termo de Aditamento envolvendo as duas partes.