Colegiado Engenharia de Produção

Processo Seletivo Brafitec 2023/1 (Engenharia de Produção) - Pesquisa Operacional

22/03/2023

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS - PROGRAMA CAPES/BRAFITEC
Intercâmbio Internacional Brasil - França para Estudantes de Graduação
UFMG – Université Clermont Auvergne

Título do Projeto: Modelagem Computacional e Ciência dos Dados para Atuação em Sistemas Logísticos e de Produção
 
Área de Conhecimento: Pesquisa Operacional

O Coordenador do Projeto, Prof. Maurício Cardoso de Souza, faz saber aos interessados que no período de 22 de março a 04 de abril de 2023, a Secretaria do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Produção, situada à sala 3032 do prédio Bloco 3 da Escola de Engenharia no Campus Pampulha, receberá inscrições para o processo de seletivo de estudantes para participarem como bolsistas do Programa de Intercâmbio Internacional de alunos de graduação entre a UFMG e a Université Clermont Auvergne contemplado pelo Programa BRAFITEC da CAPES.

I – DO OBJETIVO

Este programa se destina a alunos do curso supracitado e possibilita a realização de estudos no ano letivo francês de 2023-2024 no ISIMA – Instituit Supérieur d'Informatique, de Modélisation et de leurs Application da Université Clermont Auvergne, situado no Campus des Cézeaux em Aubière, próximo a Clermont-Ferrand, França. (www.isima.fr)

O aluno será matriculado no Curso de Engenharia de Computação no ISIMA, seguindo disciplinas básicas de computação e disciplinas do percurso modelagem matemática e ciência dos dados. Assim, a área de conhecimento de interface com o Curso Engenharia de Produção da UFMG é Pesquisa Operacional.

II – DO PÚBLICO ALVO E DAS VAGAS

São oferecidas 4 (quatro) vagas para o ano escolar francês de 2023-2024 para alunos da UFMG regularmente matriculados no Curso de Graduação em Engenharia de Produção.

III – DO PROCESSO SELETIVO

III.1 – Requisitos para candidatura

O Aluno deverá:
1.Estar regularmente matriculado no Curso de Graduação em Engenharia de Produção da UFMG com no mínimo 50% e no máximo 80% do curso completo até setembro de 2023.
2.Apresentar comprovante do ENEM com nota mínima de 600 pontos.
3.Ter sido aprovado em todas as disciplinas obrigatórias até o 4o período, inclusive, da grade curricular do curso, ou demonstrar que isso será concretizado em 2023/1.
4.Ter afinidade e interesse na área de Pesquisa Operacional.
5.Apresentar Nota Semestral Global (NSG) média igual ou superior a 70 (setenta) pontos, considerando a média de todos os semestres cursados até a data de inscrição.
6.Ter conhecimentos nas linguagens de programação C, C++, python ou java.
7.Não ser ou não ter sido beneficiário de bolsa de estudos no exterior concedida pela CAPES, CNPq, FAPEMIG, ou outra agência de fomento.

III.2 – Documentação necessária para candidatura:


1.    Comprovante de ter sido classificado no ENEM (2009 ou posterior) com nota igual ou superior a 600 (“Print” da informação disponível na página do INEP).
2.    Curriculum vitae atualizado, informando experiência em estágios curriculares, programas de monitoria, projetos acadêmicos, projetos de iniciação científica e produção científica. Toda e qualquer experiência relacionada no Curriculum vitae deverá ser devidamente comprovada. Experiências não comprovadas serão desconsideradas no processo seletivo.
3.    Cópia da Carteira de Identidade ou CNH.
4.    Histórico Escolar atualizado.

Obs: A CAPES exige para implementar a bolsa comprovante do teste proficiência da Língua Francesa com nível mínimo B1. Os testes aceitos pela CAPES são o TCF CAPES (validade de 2 anos) e DELF ou DALF (sem vencimento). Nenhum outro teste será aceito em substituição aos aqui mencionados.

Os alunos que já possuem o comprovante de nível mínimo B1 em dos testes aceitos pela CAPES devem apresentar cópia do mesmo junto com a documentação de candidatura, e isso será considerado na avaliação. 

III.3 – Inscrição

O candidato, de posse da documentação completa exigida neste Edital, fará sua inscrição no site https://cegrad.eng.ufmg.br, na área logada do aluno, no período de 22 de março a 04 de abril, anexando nele versões digitalizadas e legíveis dos documentos indicados no item III.2. O candidato receberá por email a confirmação de sua inscrição.

III.4 – Processo de seleção

A seleção será feita por uma Comissão Examinadora composta por no mínimo dois professores vinculados ao Projeto em duas fases. A primeira fase consistirá da análise do histórico e do curriculum vitae dos candidatos. A segunda fase consistirá de entrevistas a serem agendadas entre 06 e 11 de abril. Serão consideradas na avaliação, além do NSG, as notas obtidas nas disciplinas de Pesquisa Operacional e disciplinas afins de acordo com a comissão, e na entrevista conhecimentos na área de Pesquisa Operacional e de implementação computacional. Os candidatos serão considerados aprovados ou reprovados, e os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente de pontuação.

A Secretaria do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Produção encaminhará a documentação dos candidatos inscritos à Comissão Examinadora. As datas e horários de entrevistas serão divulgados na secretaria do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Produção, na tela da inscrição no site https://cegrad.eng.ufmg.br (área logada do aluno) antes da data de início das entrevistas.

Os 4 (quatro) primeiros candidatos aprovados classificados serão indicados para obtenção da bolsa, e os demais candidatos aprovados comporão uma lista de suplentes na ordem de classificação.

III.5 – Resultado da Seleção

O resultado da seleção será divulgado até dia 12 de abril às 17:00 horas, pela Secretaria do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Produção, na tela da inscrição no site https://cegrad.eng.ufmg.br (área logada do aluno).

IV. FOMENTO

O programa CAPES / BRAFITEC cobrirá despesas de viagem, auxílio instalação, bolsa de estudos e seguro-saúde durante o período de intercâmbio, conforme valores estabelecidos pela CAPES.

V. DOS COMPROMISSOS DO ESTUDANTE SELECIONADO

V.1. Obrigações acadêmicas

Ao aluno selecionado para participar deste Programa de Intercâmbio, caberá:
1.    Solicitar ao Colegiado de seu curso o registro acadêmico em atividade de mobilidade internacional.
2.    Obter junto ao Colegiado de seu curso, o pré reconhecimento das disciplinas e atividades acadêmicas a serem desenvolvidas na Université Clermont Auvergne, quando de sua participação no Programa de Intercâmbio, nos termos da Resolução 05/98 do CEPE.
3.    Dedicar ao Programa de Intercâmbio uma carga horária de pelo menos 375 horas por semestre, cursando as disciplinas previamente selecionadas pelo professor tutor. O horário trabalhado em Projetos e em estágios em laboratórios ou empresas poderá ser incluído no horário de estudos.
4.    Ajudar de forma cooperativa a recepção, instalação e ambientação dos alunos da Université Clermont Auvergne que participarão do programa em mobilidade na UFMG de abril a agosto de 2023.
5.    Entregar à Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, ao final do intercâmbio, documento oficial incluindo notas, conceitos, créditos e carga horária, bem como um relatório de atividades desenvolvidas.
6.    Atender integralmente aos termos desta seleção e da Resolução 05/98 do CEPE.

VI – DA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

Caberá ao Colegiado do curso do estudante o aproveitamento das disciplinas e atividades desenvolvidas durante o intercâmbio, conforme a Resolução 05/98 do CEPE.

VII – DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos neste Edital serão dirimidos pela Comissão Examinadora designada para este programa e pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG.
 


 

Confira o edital completo clicando aqui.

Para se inscrever, acesse a área do Aluno de Engenharia de Produção clicando aqui.