Processo Seletivo Paristech 2022 - EE e ICEx

04/07/2022

1) Objetivos do edital

O presente edital visa apresentar o programa de intercâmbio de estudantes da Escola de Engenharia e do Instituto de Ciências Exatas da UFMG em escolas francesas do Grupo ParisTech, bem como o processo de seleção adotado para escolha de estudantes intercambistas com vistas à obtenção de duplo diploma da UFMG e da correspondente escola francesa nos termos do marco do convênio assinado pela UFMG e pelo Grupo ParisTech, condicionado ao estabelecimento do Termo de Aditamento específico de dupla diplomação envolvendo o curso de graduação do estudante e a escola francesa de destino.

2) Apresentação do programa

O Grupo ParisTech (www.paristech.fr) é formando por escolas de engenharia de excelência situadas na região parisiense. Maiores informações sobre essas escolas, em inglês ou francês, podem ser obtidas no site abaixo:

Esclarecimentos gerais sobre o recrutamento para mobilidade diplomante (dois anos na França) podem ser obtidos no site abaixo:

3) Público alvo e requisitos

Serão selecionáveis estudantes de graduação dos cursos de

• Engenharia AeroEspacial
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia de Minas
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Metalúrgica e de Materiais
  • Engenharia Química

da Escola de Engenharia e de todos os cursos de graduação do ICEx que atendam aos seguintes requisitos na ocasião da inscrição no processo de seleção:

• (i) ter integralizado no mínimo 30% e no máximo 70% da carga horária do curso;
  • (ii) ter Nota Semestral Global (NSG) média maior ou igual a 70.

4) Critérios de Seleção

Os estudantes serão selecionados pela Equipe do ParisTech segundo os seguintes critérios:

• (i) desempenho acadêmico na UFMG;
  • (ii)provas escritas abordando conteúdos de matemática e física superior, bem como de informática, química e biologia, dependendo da escola pretendida pelo estudante;
  • (iii) entrevistas em inglês ou francês.

5) Etapas da seleção

O processo seletivo será composto por três etapas:

Etapa 1 (Pré-seleção):

Inscrição na UFMG por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site abaixo a partir de 04/07/2022 e até, impreterivelmente, o dia 22/07/2022 às 23h59. As candidaturas registradas serão analisadas com base nos critérios (i) e (ii) do item (3) deste edital. A lista dos estudantes pré-selecionados será divulgada até o dia 29/07/2022.

Veja o restante do edital em https://cegrad.eng.ufmg.br/cegrad/storage/edital-001-2022-paristec.pdf.

Para fazer sua inscrição, faça login no site do cegrad.