CEGRAD

Inscrição para Programa Acadêmico Grandes Desafios para a Engenharia - GCSP - 2023/1

23/01/2023

A versão em pdf deste edital pode ser consultada clicando aqui.

EDITAL no  042/2022

SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA O PROGRAMA ACADÊMICO GRANDES DESAFIOS PARA A ENGENHARIA - GCSP

Introdução

O Vice-Diretor da  Escola  de  Engenharia da  Universidade Federal  de  Minas  Gerais (UFMG), Prof. Henrique  Resende Martins,  faz saber aos interessados que, no período de 23/01/2023  a  10/02/2023,  o  Programa  GCSP  (Grand  Challenges  Scholars  Program) receberá inscrições para seleção de candidatos para preenchimento de 30 (trinta) vagas com vistas à composição do segundo grupo de estudantes do programa, com 1/3 das vagas destinadas a estudantes que ingressaram na UFMG na modalidade de ações afirmativas. No  ato  da  inscrição,  o  candidato  deverá  optar  por  uma  das  modalidades:  Ampla Concorrência (AC) ou Ações Afirmativas (AF).

Apresentação do Programa GCSP

O Programa GCSP da Escola de Engenharia da UFMG faz parte da rede internacional GCSP, liderada pela NAE (National Academy of Engineering) dos Estados Unidos, tendo sido o primeiro programa aprovado e credenciado na América Latina. Atualmente, as universidades  com  programas  aprovados  participam  e  interagem  por  meio  daGCSP Network:

O programa GCSP visa oferecer aos estudantes selecionados uma trajetória formativa de competências relevantes  e uma estrutura de formação complementar  voltadas  para os grandes desafios da Engenharia no século XXI. Os seguintes pontos norteiam o programa:

•    Talento: pesquisa orientada e experiência criativa em um tópico GCSP.
•    Multidisciplinariedade: compreensão da multidisciplinaridade de soluções de sistemas de engenharia desenvolvida por meio de currículo.
•    Compreensão  da  viabilidade  de  negócios  e  empreendedorismo:  entendimento  do modelo de negócios viável para implementação de soluções.
•    Multiculturalidade:  mentalidade  global  e  consideração  de  questões  culturais  para garantir a aceitação das soluções de engenharia propostas.
•    Consciência social: entendimento de que a engenharia deve servir às pessoas e à sociedade.

Os estudantes admitidos no Programa GCSP que concluírem todos os requisitos receberão:
•    Certificado de participação no Programa GCSP da Escola de Engenharia da UFMG, emitido pelo programa.
•    Carta de recomendação emitida pela NAE, atestando a participação no programa e o grande desafio no qual desenvolveu seu projeto.

•    Integralização da carga horária cursada como Formação Complementar para os alunos dos  cursos de  graduação da  Escola  de Engenharia  da  UFMG  que  reconhecem  a formação complementar em seus projetos pedagógicos. Nos cursos que ainda não reconhecem essa formação, os alunos, mediante aprovação dos correspondentes Colegiados, poderão aproveitar parte dos créditos cursados como tópicos.

Público  alvo e processo de seleção

1. Poderão se inscrever estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da Escola de Engenharia da UFMG que tenham integralizado um mínimo de 30% da carga horária do curso e um máximo de 70%.
2. Inscrições  deverão  ser  feitas  por  meio  do  preenchimento  do  formulário  eletrônico disponível no site abaixo a partir de 23/01/2023 e até, impreterivelmente, o dia 10/02/2023 às 23h59. https://cegrad.eng.ufmg.br (faça login para acessar a área do aluno)
3. O processo de seleção dos candidatos para 20 (vinte) vagas na modalidade Ampla Concorrência (AC) e 10 (dez) vagas na modalidade Ações Afirmativas (AF) será realizado no período de 13/02/2023 a 24/02/2023 e constará  de  duas etapas:  (i)  pré-seleção baseada na Nota Semestral Global (NSG) média dos candidatos por curso e por modalidade AC ou AF, baseada em linha de corte a ser estabelecida pela Comissão Avaliadora do processo; (ii) entrevista com os candidatos pré-selecionados na etapa (i) por meio da plataforma Teams.

4. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 27/02/2023 por e-mail e no Moodle do GCSP, e terá vigência de 120 dias após a data de convocação dos candidatos.

Informações adicionais

Esclarecimentos acerca do conteúdo deste Edital e sobre o processo de seleção poderão ser obtidos encaminhando mensagem para o Moodle do GCSP. A qualquer tempo, o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral do Programa GCSP, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito ou indenização ou reclamação de qualquer natureza. O Comitê Diretor do Programa GCSP resolverá os casos omissos e as situações não previstas neste Edital.