Seção de Ensino

Colação de Grau 2023/2º- Datas de Cerimônia Oficial - Escola de Engenharia

27/11/2023

Prezados(as) Alunos(as),

Seguem as informações, datas e horários referentes à Colação de Grau Oficial do 2º semestre letivo de 2023 (Leia com atenção todas as informações até o final desta página):

A Cerimônia de Colação de Grau ocorrerá Presencialmente no Auditório Principal da Escola de Engenharia. Cada formando(a) poderá levar no máximo 3 (três) convidados.

No início de Janeiro, enviaremos por e-mail a convocação para Colação de Grau aos alunos 100% integralizados no curso e devidamente regulares com o Enade.

Seguem abaixo as datas de Colação Oficial do 2º semestre letivo de 2023:

Dia 01 de fevereiro de 2024 (quinta-feira) às 10:00 horas
Engenharia Ambiental

Dia 01 de fevereiro de 2024 (quinta-feira) às 14:00 horas
Engenharia Elétrica
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Sistemas

Dia 02 de fevereiro de 2024 (sexta-feira) às 10:00 horas
Engenharia Mecânica
Engenharia Aeroespacial
Engenharia de Produção

Dia 02 de fevereiro de 2024 (sexta-feira) às 14:00 horas
Engenharia Metalúrgica
Engenharia Química
Engenharia de Minas

Dúvidas Frequentes:

Quanto tempo após a colação, recebo a declaração de conclusão do curso?

A declaração de conclusão de curso e histórico serão entregues no ato da Cerimônia de Colação de Grau.

Consigo antes da colação algum documento que comprove que integralizei o curso?

Caso você necessite de algum documento antes da colação, é possível obter uma Declaração de Integralização, esta declaração informa que o(a) aluno(a) concluiu toda a carga horária do curso e aguarda a colação de grau prevista para o dia dd/mm/aaaa. Esta declaração somente poderá ser solicitada após completar 100% da carga horária no SIGA (o que ocorre com o fechamento de diários pelos professores e lançamento da regularidade com o Enade aos Cursos Participantes). Caso necessário o pedido da declaração de integralização poderá ser feito em cegrad.eng.ufmg.br

Ainda é possível solicitar colação antecipada?

Caso esteja inscrito(a) em processo seletivo de mestrado, cuja data limite para matrícula em edital seja antes da data de colação, envie o pedido de antecipação no sistema do Cegrad o mais breve possível, anexando no pedido de antecipação o comprovante de sua inscrição no mestrado e página do cronograma do edital. Também é possível solicitar antecipação em caso de aprovação em concurso público ou contratação com exigência do CREA, cuja data limite seja anterior à data de colação oficial, devendo anexar o documento comprobatório da urgência em formato PDF. IMPORTANTE: Este pedido de antecipação somente poderá ser enviado até no máximo às 23:59 horas do dia 11/12/2023, caso não ocorra manifestação comprovada desta necessidade até esta data, ficará automaticamente alocado na Colação Oficial de fevereiro.

Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail ensino@eng.ufmg.br