Seção de Ensino
Procedimentos para inscrição em Colação de Grau - Formandos do 2º semestre letivo de 2023
Prezados(as) Alunos(as),
A inscrição para colação de grau, referente aos prováveis formandos do 2º semestre letivo de 2023, deve ser realizada pela internet. Para tanto, é imprescindível que você leia com atenção às instruções que seguem abaixo:
Todos os alunos que tenham previsão de integralizar a carga horária total do curso neste período letivo (que encerrará em dezembro de 2023).
Para se inscrever, basta ACESSAR SUA CONTA no período informado e realizar os procedimentos de inscrição para colação, anexando os documentos exigidos em formato PDF com todos os dados legíveis:
Dúvidas Frequentes:
Quais serão as datas das colações oficiais?
As colações oficiais de 2023/2 ocorrerão presencialmente no Auditório da Escola de Engenharia. A data da cerimônia ainda será definida junto à Direção da Escola, e os inscritos serão comunicados até o final do semestre letivo. Com base em semestres anteriores, é provável que a Colação de Grau ocorra em meados de Fevereiro/2024.
Cada formando(a) poderá levar no máximo 3 (três) convidados. Demais informações serão enviadas no e-mail de convocação para Colação de Grau, após o encerramento do semestre letivo.
Quanto tempo após a colação, recebo a declaração de conclusão do curso?
A Declaração de Conclusão de Curso será entregue ao(à) formando(a) no ato da cerimônia de colação.
Consigo antes da colação algum documento que comprove que já integralizei o curso?
Caso você necessite de algum documento antes da colação, é possível obter uma Declaração de Integralização - esta declaração informa que o(a) aluno(a) concluiu a carga horária do curso e aguarda a colação de grau. No entanto, esta declaração somente poderá ser solicitada após completar 100% da carga horária no SIGA (o que ocorre somente com o fechamento de diários pelos professores no final do semestre). Conforme calendário acadêmico da UFMG, os professores tem até o dia 16 de dezembro de 2023 para fechar os diários da Graduação.
É possível solicitar colação antecipada?
A colação antecipada é destinada aos formandos em situação de necessidade prioritária de colação (exemplo: posse em concurso público, matrícula em mestrado, contratação com exigência do CREA, etc.). Para solicitar, primeiro o(a) aluno(a) deve enviar a inscrição normal de colação dentro do período informado (16/10 a 20/10), em seguida procurar a opção de solicitação de colação antecipada na própria plataforma, preenchendo a justificativa e anexando o documento que comprove a necessidade prioritária. A data de colação antecipada ainda será definida e os alunos que enviarem a solicitação de antecipação com a documentação comprobatória no sistema, serão comunicados sobre os procedimentos/data posteriormente por e-mail.
Caso ainda tenha dúvida, segue e-mail para contato: ensino@eng.ufmg.br